GAEPPE - Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação
Líderes: Marli Lúcia Tonatto Zibetti e Maria Ivonete Barbosa Tamboril
O Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE) está vinculado ao Departamento (DEPSI) e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, mais especificamente vinculado à linha Psicologia Escolar e Processos Educativos.
Participam do grupo as docentes Lílian Caroline Urnau e Juliana da Silva Nóbrega, além de estudantes da graduação e pós-graduação em psicologia, psicólogos e profissionais de áreas afins.
O GAEPPE tem por função incentivar, sistematizar e apoiar as pesquisas desenvolvidas no departamento e no Mestrado, dando suporte aos projetos de pesquisa dos pesquisadores vinculados ao grupo. Criado em julho de 2011, o grupo foi aprovado por meio do Parecer 1143 da Câmara de Pesquisa e Extensão (CPE/Unir) de 06 de fevereiro de 2012, homologado pelo Conselho Superior em sete de março de 2012.
O grupo se orienta pelos seguintes objetivos: -formar pesquisadores e pesquisadoras comprometidos/as com a realidade amazônica; -produzir conhecimentos sobre aprendizagem e escolarização na infância e na adolescência de maneira a contribuir para a ampliação das oportunidades educacionais na região; -investigar as condições de vida e de trabalho das mulheres da região amazônica enfocando os processos educacionais e psicossociais com vistas a fornecer subsídios para a elaboração de políticas públicas que contribuam para a superação das desigualdades de gênero.
As investigações desenvolvidas pelo grupo se organizam em torno de quatro linhas de pesquisa:
Linha 1: Infância e Educação Infantil. Desenvolve estudos e pesquisas sobre a infância e educação das crianças, abordando as concepções educacionais e as políticas públicas voltadas à manutenção e desenvolvimento da educação infantil, tanto dos aspectos atuais como históricos. Os estudos abrangem também análises sobre o acesso e qualidade do atendimento, o acompanhamento das práticas educativas, bem como acompanhamento e análise da mobilização da sociedade civil para a garantia de atendimento nessa etapa da educação básica.
Linha 2: Processos de escolarização de crianças e adolescentes. Partindo das contribuições dos campos teóricos da Psicologia e da Educação esta linha realiza estudos e pesquisas que se voltam para a compreensão das diferentes determinações dos processos educativos que se desenvolvem nas escolas públicas e nas instituições que atendem crianças e adolescentes. Considerando os contextos sociais e culturais em que se inserem os sujeitos atendidos, são investigadas as condições em que ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem, suas contribuições ao desenvolvimento dos estudantes e os obstáculos que se interpõem entre os aprendizes e os conhecimentos.
Linha 3: A condição feminina na Amazônia. Esta linha tem como propósito acolher estudos que abordem a condição feminina na Amazônia dialogando com a Psicologia numa perspectiva histórica e crítica buscando a compreensão dos processos psicossociais com vistas a contribuir para a superação das assimetrias entre os gêneros. Também explorará aspectos relacionados a condição das mulheres com foco na saúde, educação, fator econômico, violência e direitos humanos.
Linha 4: Psicologia e Políticas Públicas. Fundamentada no referencial da Psicologia Histórico-Cultural, esta linha de pesquisa objetiva promover estudos sobre as políticas públicas enquanto campos constituídos por e constitutivos de subjetividades, que implicam processos psicossociais, educativos e de participação social.
O grupo dispõe de espaço físico próprio para seu funcionamento com dois computadores com acesso à internet, duas impressoras, mesas para reuniões, cadeiras e armário. Além disso, dispõe de gravadores digitais, máquina fotográfica e um pequeno acervo de livros teóricos para uso dos estudantes.
Cadastro junto ao Diretório de Pesquisas do CNPq, conforme o link a seguir: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3878565741056715
Endereço eletrônico: www.unir.gaeppe.br