CEPEST


CEPEST - Centro de Estudos e Pesquisa em Saúde Mental e Trabalho na Amazônia
Líder: Vanderléia de Lurdes dal Castel Schlindwein

 

 

O Centro foi iniciado em 2011 e foi regulamentado junto a UNIR por meio do Parecer 1234/CPE que foi homologado em outubro de 2012.

É coordenado pela Drª Vanderléia de Lurdes Dal Castel Schlindwein.

 

O CEPEST tem como objetivo criar um espaço dinâmico que contemple atividades de ensino, pesquisa e extensão, em conjunto com as práticas educativas e de formação pedagógica no curso de Psicologia, bem como, os processos de pesquisa produzidos no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, em sua linha Sáude e Processos Psicossociais.

Busca desenvolver estudos fundamentados nos aspectos teóricos e metodológicos de abordagem na Psicodinâmica do Trabalho e na clínica do trabalho em Rondônia, com vistas a contribuir para a consolidação da atuação da Psicologia nas políticas de Saúde do Trabalhador dentro das instituições públicas e privadas do estado.

Atualmente as pesquisas do grupo organizam-se em torno da Linha de Pesquisa Saúde do Trabalhador que busca produzir estudos e pesquisas sobre a saúde no trabalho na Amazônia, de modo que seus conhecimentos possam redirecionar ações de investigação, prevenção e intervenção psicológica nos diferentes campos de atuação que envolve o estabelecimento do nexo causal entre o trabalho e o processo de saúde\doença mentais no estado de Rondônia.

 

O CEPEST dispõe de espaço físico próprio para seu funcionamento com um computador com acesso à internet, mesas para reuniões e cadeiras.

É certificado pela instituição e está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Pode ser acessado no endereço http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6697793718581801