CEPEFOP


CEPEFOP - Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa
Líderes: Iracema Neno Cecilio Tada e Luís Alberto Lourenço de Matos

 

Em 2004 foi criado o Centro de Pesquisa em Formação da Pessoa (CEPEFOP) vinculado ao Departamento de Psicologia.

Atualmente conta com 13 pesquisadores e 19 estudantes cadastrados sendo 16 de pós-graduação e 03 de graduação. O Grupo congrega docentes das duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação e Psicologia, entre os/as quais: José Juliano Cedaro; Neffretir C. Clastra e Ana Maria de Lima Souza.

 

 

O CEPEFOP tem como finalidade desenvolver atividades de pesquisa, extensão e apoio ao ensino - voltado para a formação da pessoa - tendo como linhas de pesquisa: Desenvolvimento humano; Diversidade humana; Saúde e qualidade de vida; A aprendizagem e educação; Psicologia escolar e processos educativos; Saúde e processos psicossociais.

Tem como princípios normativos: a) Organizar núcleos ativos de pesquisa e pós-graduação na UNIR com o objetivo de obter um conhecimento mais sistematizado, na área de atuação do Centro, que possa realimentar as atividades de ensino e fornecer subsídios para a elaboração de cursos de extensão; b) Agrupar pesquisadores capazes de desenvolver programas de pesquisa na região Amazônica visando a construção de uma rede de pesquisadores ligados às linhas de pesquisa do CEPEFOP; c) Realizar atividades de pesquisa que visem a compreensão do desenvolvimento humano no contexto regional, buscando valorizar as potencialidades das pessoas que vivem na Amazônia de forma a contribuir para o desenvolvimento regional.

 

O grupo conta com espaço físico específico para as atividades do grupo contendo,  computador (com acesso à internet), impressora, armário e arquivo, mesas e cadeiras.

 

O endereço do grupo no Diretório de Grupos do CNPq é: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6923321040853581