Histórico e Objetivos


HISTÓRICO DO MAPSI

 

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (MAPSI) da Universidade Federal de Rondônia foi criado em um momento de formação de um grupo de profissionais possibilitou ampliação de projetos de pesquisas e experiências em diversas áreas do conhecimento, fruto do esforço institucional de uma IES da região Norte para capacitar seus docentes e ampliar o atendimento ao seu público para além da graduação.

O grupo responsável pela elaboração da proposta de mestrado e sua implantação teve uma longa trajetória conjunta, desde o MINTER UNIR/USP, de 1997 a 2000, prosseguindo no DINTER UNIR/USP de 2001 a 2005. Esses recém-doutores e recém-doutoradas passaram imediatamente a participar ou mesmo a coordenar projetos de pesquisas, muitos dos quais vieram a ser financiados não só por agências de fomento ou programas vinculados ao MEC, mas também por outros Ministérios, como o da Saúde e o de Ciência e Tecnologia. Muitos deles vieram a priorizar orientação a alunos da iniciação científica e de cursos de pós-graduação lato sensu, agregando alunos às suas linhas de pesquisa. Além disso, passaram a ocupar funções em comitês e conselhos da universidade e em cargos administrativos, ampliando suas experiências profissionais.

Contudo, o grupo em questão sempre teve como meta a implantação de um programa de pós-graduação, os vínculos com outros grupos de pesquisa, associado à formação na USP, foram condições necessárias para o pleito, implantação e manutenção com qualidade um programa de mestrado acadêmico na Universidade Federal de Rondônia.

O MAPSI teve início no ano de 2009, com o ingresso de sua primeira turma no segundo semestre letivo, sob o amparo da Resolução nº 193/CONSEA, de 28 de março de 2008; da Resolução nº 215/CONSEA, de 06 de julho de 2009; da recomendação pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES), obtida em 09 de dezembro de 2008, e do Parecer no 122/2009, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

Recentemente o MAPSI, juntamente com outros cursos de pós-graduação stricto sensu da Fundação Universidade Federal de Rondônia, teve reconhecimento renovado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Portaria nº 656, de 22 de maio de 2017, publicada no DOU nº 97, Seção 1, páginas 14 a 84, de 23 de maio e 2017.

 

OBJETIVO GERAL

Oferecer subsídios teórico-metodológicos que possibilitem a formação de profissionais para o exercício da docência em nível superior e da pesquisa científica no campo da Psicologia, de forma a contribuir para a construção do conhecimento na área e, ao mesmo tempo, responder às demandas da realidade da região Norte.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

a) Desenvolver nos estudantes capacidades para identificar problemas, elaborar e realizar projetos de investigação em Psicologia que respondam aos desafios da realidade local, regional.

b) Produzir e divulgar conhecimentos científicos em Psicologia relevantes para a área.

c) Possibilitar aos estudantes a apropriação de conhecimentos teóricos e metodológicos no campo da docência no ensino superior visando sua formação pedagógica para atuação nesse nível e proposição de aperfeiçoamento dos cursos de graduação.